segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O uso correto do facão, faca e machado

Não adianta a gente ter em mãos bons instrumentos de acampamento se não soubermos usá-los, vamos aprender agora como manusear os instrumentos: FACA, FACÃO E MACHADO.

Obs: Sempre tenha um líder a frente de atividades que mexam com esses instrumentos.

Vamos começar pela faca e pelo facão:

Alguns desbravadores despreparados acabam sempre por se cortarem com facas de mato (e mesmo canivetes) ou facão ao receberem-nas de outra pessoa. O desbravador deve saber como entregar correctamente uma faca de mato, e também ter o devido cuidado ao recebê-la de outra pessoa.
Não há uma maneira única de entregar a faca de mato ou facão. Apenas é preciso ter cuidado para ninguém se cortar na lâmina.

NÃO - ao dar a faca com a lâmina para a frente, a pessoa que a recebe pode-se cortar, mesmo que lhe vá pegar no cabo. Uma faca deve sempre ser entregue co m o cabo livre para se lhe pegar.
NÃO - quando a pessoa que recebe puxar a faca, a lâmina desliza sobre os dedos de quem está a entregar, cortando-os de imediato.

SIM - a pessoa que entrega a faca de mato nunca se corta, porque os dedos estão fora do alcande da lâmina. Por seu lado, a pessoa que a recebe, tem o cabo completamente livre para lhe pegar, ficando igualmente fora do alcance da lâmina.


Para evitar que se corte um dedo ou uma mão, os movimentos da faca devem ser sempre feitos para fora do nosso corpo, no sentido oposto à mão com que seguramos no pau ou ramo. Assim, a lâmina da faca nunca vem contra nós por azar !

A faca ou facão deve andar sempre na baínha, quando não estiver a ser usada. No fim dos acampamentos e atividades, deves sempre cuidá-la, seguindo os seguintes passos:
1- limpá-la cuidadosamente de todos os detritos, usando petróleo se for preciso;
2- secar bem toda a faca, por causa da ferrugem;
3- afiar bem a lâmina para ficar pronta para a próxima actividade;
4- untar toda a lâmina (e outras partes metálicas) com óleo para a proteger da ferrugem;

5- embrulha-la num bocado de plástico, para conservar o óleo;
6- guardá-la numa gaveta ou caixa onde ficará em segurança.
7- Deve ter uma cor clara para achar facilmente quando perdida.
 
Enquanto estás no campo e te estás a servir da faca de mato, podes precisar de a pousar e não teres a baínha perto, ou então teres a faca tão suja que não a queiras guardar na baínha. Os desbravadores cometem os maiores erros nestas alturas, mas tu, como bom desbravador, farás o correto.
NUNCA deves espetar a faca numa árvore viva e nem na terra. Se espetares a lâmina na terra poderás encontrar uma pedra que te estrague o fio da lâmina. De qualquer maneira, mesmo espetando em areia, há sempre prejuízo para o fio da lâmina.
Para além disto, deves ainda ter o cuidado de deixar a faca de maneira a que ninguém se corte na lâmina.Também espetar uma faca num cepo pode ser perigoso, pois alguém se pode cortar ao passar com um pé ou uma mão, para além de acabar por torcer o bico da faca caso seja espetada de ponta.
Deves nunca esquecer que quando espetas uma faca num tronco, é apenas por alguns minutos ou segundos, e que o local não pode ser frequentado por outras pessoas, senão alguém se pode cortar.
NÃO deves usar a tua faca de mato (ou facão) num veículo em movimento, como por exemplo num comboio ou autocarro. Um solavanco inesperado pode causar um acidente com a lâmina. No caso de uma travagem brusca, a faca pode vir mesmo a espetar-se no corpo (teu ou de outra pessoa).
Quando começas a usar a faca de mato, e tal como no caso do machado, deves ter a preocupação de verificar se tens pessoas junto a ti, que poderiam vir a ser vítimas de algum deslize da lâmina.
Se tranportares a tua faca de mato dentro da mochila, deves ter cuidado para não a enfiar à força no meio das coisas, pois o bico da faca pode furar a baínha e rasgar o material ou mesmo a mochila.


O uso correto do MACHADO:

Machado
faca_machado.gif
 
 

O desbravador sabe usar o machado e a machada corretamente.
A machada, usada só com uma mão, requer mais pontaria do que força. De facto, os golpes com a machada são dados pausadamente, calculando sempre o local do golpe, e sem excesso de força.
Uma machada não se pega com as duas mãos desferindo fortíssimos golpes no alvo. Este é um gesto típico dosdespreparados.
O machado, apesar de ser pegado com 2 mãos, usa-se também pausadamente, sem força excessiva e apostanto sempre na pontaria.

SIM
A machada, por poder ser usada apenas com uma mão, deve ser pegada pela «pega», na ponta do cabo, e não a meio do cabo. Tem-se melhor balanço, e é preciso fazer-se menos força.
NÃO


 


Para cortar um ramo, nunca o devemos fazer em cima da terra, pois a lâmina acabará sempre por se enterrar no solo, estragando o fio. Deve-se sempre apoiar o ramo em cima de um cepo mais grosso.
NÃO




A inclinação do machado é importantíssima para os efeitos dos golpes. Nunca se devem dar os golpes com a lâmina num ângulo de 90º, ou seja, na vertical. Deve-se inclinar sempre o machado para fazer aproximadamente um ângulo de 60º.

Os golpes devem ser alternados, ora inclinado para a esquerda ora para a direita.

O machado nunca deve ser usado como martelo, pois não foi para isso que foi feito.  

Sempre que se começa a usar um machado,
deve-se verificar o seguinte:
1- se a cunha está bem fixa; mergulhar o machado em água faz inchar a madeira e assim garantir melhor a fixação do cabo na lâmina;
2- se não há ninguém à volta que possa ser atingida por um golpe;

17 comentários:

  1. que porra egua n tem nd que to procurando eu em que merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu filha da putas tu pensa que ela tentando ajudar e tu tá estragando vai tomar no cu desgraçado

      Excluir
  2. Amigo discordo sobre o machado não poder ser usado como martelo, ele deve ser usado como martelo quando há necessidade pois tem alguns modelos que vem até com cabeça de martelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os machados que vem com cabeça de martelo foram desenvolvidos por quem não tem noção de segurança, é apenas mais uma maneira de vender um machado com 1001 utilidades... Segurança em primeiro lugar!

      Excluir
    2. Os machados que vem com cabeça de martelo foram desenvolvidos por quem não tem noção de segurança, é apenas mais uma maneira de vender um machado com 1001 utilidades... Segurança em primeiro lugar!

      Excluir
    3. Tem que saber manejar corretamente

      E foi feito para facilitar o trabalho

      Excluir
  3. Muito bom os contéudos

    ResponderExcluir
  4. Nossa isso foi muito interessante, ta de Parabéns!! pelo conteúdo

    ResponderExcluir
  5. o que aconteceu que as imagens não aparecem?

    ResponderExcluir