quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ordem Unida - Dúvidas e Dicas

Vou responder algumas perguntas frequentes que recebo no e-mail do clube.

O que é isso?

A pergunta mais frequente pelos leigos no assunto é essa, muitos realmente desconhecem o termo e nunca viram uma apresentação de ordem unida, ou se viram, viram muito pouco.  A resposta mais simples seria uma disposição individual e  consciente altamente motivada, para a obtenção de determinados padrões coletivos  de uniformidade, sincronização e garbo. Deve ser considerada, por todos os participantes - instrutores e instruendos, comandantes e executantes - como um significativo esforço para demonstrar a própria disciplina, isto é, a situação de ordem e obediência que se estabelece voluntariamente.

Qual a intenção do Clube de Desbravadores implementar a Ordem Unida no clube?

Como a própria resposta acima fala, visa despertar no desbravador a disciplina, odem e obediência, fatores que serão muito importante em suas vidas. Conheço vários colegas que, após ingressarem nas forças armadas, disseram ter uma maior facilidade na adaptação por aprendizagens obtidas no Clube de Desbravadores, dias atrás conversei cm um que me disse que muitos recrutas a soldados passram por dificuldades tremendas para aprender os comandos básicos de ordem unida e ele se lembrou de muita coisa que aprendeu no Clube de Desbravadores.

Qual a diferença de ORDEM UNIDA BÁSICA E ORDEM UNIDA CRIATIVA?

Pode-se dizer que a ordem unida básica constitui apenas dos comandos previstos nos manuais de ordem unida militares, onde há um padrão imutável do comando e da ordem. A dificuldade de fazer os comandos básicos serem considerados interessantes pelos espectadores é mais difícil. Já na Ordem Unida criativa há uma liberdade em executar vários comandos através de uma ordem, som ou gesto, porém, quando se trata de instituição militar há uma conservação da ordem unida básica mesmo quando é uma apresentação de ordem unida criativa, sendo os comandos executados criativamente, porém, mantendo o modelo previsto nos manuais. No Clube de Desbravadores há uma abertura maior para a apresentação dos comandos criativos, alguns clubes até empolgam e saem fora da realidade da Ordem Unida, outros inovam com comandos e execuções que não existem em nenhum manual, o importante é o pelotão ser disciplinado e saber discernir entre as duas formas de executar os comandos padrões e os criativos.




CONTINUA ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário