quinta-feira, 30 de junho de 2011

Reportagem sobre o Acampamento Formiga de Ouro

A reportagem publicada abaixo está no site: http://www.ministeriojovemms.com.br/asm/noticias/index.php?cod_noticia=260


Desbravadores aprendem e se divertem em acampamento 

30/06/2011 - Enviada por Priscila Bittencourt Aranega



Os desbravadores do Clube Formigas, de Corumbá, participaram de um acampamento cheio de atividades e surpresas. O primeiro acampamento do clube foi realizado nos dias 24, 25 e 26 de junho, no sítio Banda Alta, a 15 quilômetros de Corumbá. 

Durante a abertura do acampamento, os pastores Geovane Xavier, representante da igreja adventista em Corumbá e Manoel Messias da Silva, Capelão do Colégio adventista falaram aos desbravadores sobre a importância das escolhas na alimentação. O tema da palestra foi ilustrado com a história bíblica de Daniel, quando levado como escravo para a Babilônia. Ao chegar à corte, Daniel não aceitou comer dos alimentos servidos no palácio, mas pediu uma alimentação simples, natural e saudável. 

No sábado à noite os acampantes tiveram uma surpresa. Uma fogueira montada dentro do riacho foi acesa com uma tocha de fogo que “caiu” do céu, o que aguçou a curiosidade da turma. Mas as surpresas continuaram no domingo. Após uma reflexão bíblica, as unidades Formigas Vermelhas, Formigas Negras, Pote de Mel e Rainhas, participaram de diversas atividades, entre elas as provas do “Campo Minado” e “Cross”. E quem levou o troféu Formiga de Ouro, pelo melhor desempenho e comportamento, foi a Unidade Rainhas.

Segundo os organizadores, o objetivo do acampamento foi treinar o clube para o Campori de Unidades, que vai acontecer no segundo semestre de 2011, ficar em meio à natureza e fortalecer a amizade do grupo. Para a desbravadora Carine Brandão, o objetivo foi alcançado. Carine gostou tanto do acampamento que não queria ir embora. “Foi tudo tão bom, queria ficar mais tempo por aqui”, declarou.

Toda a programação contou com o apoio de uma grande equipe. A cozinha foi coordenada por Sirley, que é tesoureira do Clube. As provas ficaram sobre a responsabilidade da equipe composta por Diogo Medina, Edilson, Gabrielle, Anny Carla, Jaime, José, Everton, Glazielle, Diana, Jonathan, Paulo, Carlos, Levi, Crisma e pelo diretor do clube Jeferson Braga. O Clube Formigas foi fundado no dia 15 de janeiro de 2011, apesar do pouco tempo de existência já conta com 55 membros, entre desbravadores e líderes.

Por Rosemeire Félix
Fotos e informações enviadas pelo Clube Formigas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

TROFÉU FORMIGA DE OURO

TROFÉU FORMIGA DE OURO

O Troféu Rodolfo Sokolovsky, chamado de Formiga de Ouro, faz menção ao grande líder da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que foi um dos pioneiros na fundação do Clube de Desbravadores em Corumbá, atualmente o Sr. Rodolfo freqüenta a IASD Cidade Jardim com sua família e dentre outros cargos exerce a função de Ancião. O troféu Formiga de Ouro é um troféu transitório e será conferido a unidade que obter a maior pontuação durante o acampamento, podendo ser conquistado por outra unidade nos próximos acampamentos. Para a unidade ganhar o troféu permanentemente, deverá conquistá-lo por três vezes seguidas ou cinco intercaladas. O Troféu Formiga de Ouro é patrimônio do Clube de Desbravadores Formigas e será um troféu de circulação interna, permanecendo sempre na sala do Clube de Desbravadores Formigas, na estante da atual unidade que o possui. Sendo a unidade responsável por cobrir qualquer dano ao mesmo.




Provas do Acampamento Formiga de Ouro

Como será?
O acampamento será baseado em quatro equipes que vão realizar provas e demonstrar o que aprenderam sobre os assuntos que foram tratados nas reuniões do clube. Essas equipes serão formadas pelas 04 unidades do Clube de Desbravadores Formigas, que irão durante os três dias de acampamento concentrar o maior número de pontos para ganhar o troféu FORMIGA DE OURO. As provas serão divididas em: Provas Espirituais, Provas Físicas e Provas Mentais.


Prova 01 - A CONFUSÃO DOS LIVROS
Responsáveis: Gabriele e Edilson

Será montado um quadro com 66 números, e dentro de uma caixa será colocada os nomes dos 66 livros da Bíblia. Cada unidade vai designar 5 desbravadores para a prova. Será formada uma fila intercalando um membro de cada unidade. O desbravador da vez terá que enfiar a mão dentro da caixa e pegar um dos cartões com o nome de um livro e colocar no local correto do quadro de acordo com o posicionamento do livro na Bíblia Sagrada.
Exemplo: Supomos que a pessoa tirou o livro de DEUTERONÔMIO.

01
02
03
04
DEUTERONÔMIO
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66




Prova 02 – ENCENA AÇÃO
Responsáveis: Anny
Material necessário:
- Os participantes poderão usar somente materiais da natureza;


Nesta prova a unidade depende somente dela mesmo para ganhar a pontuação máxima, será feito um sorteio prévio onde cada unidade vai ficar com um dos temas ÁLCOOL, DROGAS, MÁ ALIMENTAÇÃO E BULLYNG.   Dentro desse tema, as unidades deverão montar uma encenação de 5 a 7 minutos e apresentá-la no Culto Jovem Desbravador. Apresentando a encenação dentre do tempo e não fugindo ao tema, as unidades ganham 50 pontos, caso falte ou ultrapasse o tempo perde 10 pontos. As unidades que não apresentarem não ganham ponto. 




Prova 03 - VESTIBULAR BÍBLICO

Responsável: Anny

Durante alguns sábados de maio/junho, será dado um estudo bíblico para juvenis, baseado nesse estudo, será confeccionada uma prova de 30 questões, com 10 perguntas fáceis, 10 médias e 10 difíceis, porém, todas as perguntas foram faladas as respostas durante os estudos. Cada pergunta da prova vale 01 ponto. O conselheiro deverá apresentar 03 desbravadores para responder as questões.



Prova 04 – ACERTANDO O ALVO                                                                                              Responsável: Paulo/Jeferson

A unidade deverá disponibilizar 2 desbravadores para a prova. Um será o FLECHEIRO, o outro será o auxiliar. Serão colocados vários alvos com o nome de personagens bíblicos conhecidos do NOVO e do VELHO TESTAMENTO. O flecheiro receberá um ARCO e 15 flechas, que deverá lançá-las somente nos nomes dos personagens do velho testamento. O auxiliar poderá opinar, porém, não poderá atirar as flechas. Casa flecha no alvo certo valerá 10 pontos e cada acerto no alvo errado menos 10 pontos. O auxiliar poderá ser o conselheiro ou instrutor. A unidade PODERÁ confeccionar seu próprio equipamento de arco e flecha. A organização do acampamento terá um equipamento para as unidades que não tiverem.



Prova 05 - CADEIRINHAResponsável: José/Jaime

O conselheiro será colocado a 4 metros de altura preso por uma cadeirinha feita com cordas, ao lado dele terá uma garrafa PET e um funil. Os desbravadores de sua unidade irão arremessar balões com água para o conselheiro. O mesmo deve apanhar os balões e depositar a água dentro da garrafa PET, a unidade terá 3 minutos para realizar a prova. A unidade que mais conseguir encher a garrafa ganha 30 pontos, a segunda 20 pontos, a terceira 10 pontos e a quarta 5 pontos.


Prova 06 – BANHO DO CAPITÃO
Responsável: Crisma/Jaime


O capitão será colocado sentado amarrado embaixo de uma placa, a unidade receberá 30 balões com um líquido surpresa dentro. Cinco desbravadores da unidade mais um da liderança deverão arremessar os balões na placa e estourá-los. A prova termina somente quando todos os balões forem estourados na placa. A unidade que estourar no menor tempo leva 30 pontos, a segunda 20 pontos, a terceira 10 pontos e a quarta 5 pontos. Cada balão estourado com as mãos tira 05 pontos da unidade.


Prova 07 – CROSS
Responsáveis: Liderança Masculina

Prova surpresa, a única coisa que não é surpresa é que você vai ter muuuuita dificuldade para tomar banho depois!


Prova 08 – CAMPO MINADOResponsável: Gabi/Edilson


 Será dado um pedaço do mapa aos desbravadores, através desse pedaço do mapa eles devem seguir a trilha e encontrar as pistas, os guardiões das pistas, o pedaço do mapa que falta e assim e assim  o baú do tesouro.
Porém, durante o trajeto terão pessoas tentando enganá-lo, pistas falsas, enigmas, seja esperto, fique atento, a equipe mais unida vencerá.



Provas Extras – Durante o acampamento os fiscais estarão supervisionando a área de acampamento das unidades e verificando os seguintes itens:
Responsáveis: Líderes

Pontuação

BOM – 20 PONTOS
MÉDIO – 10 PONTOS
RUIM – 5 PONTOS

*      Limpeza do Local;
*      Organização das barracas;
*      Banderim;
*      Comportamento;
*      Área de Acampamento;
*      Instruções;
*      Grito de Guerra (cada);



Jeferson Braga - JUNTOS SOMOS + FORTES

Nunca se esqueçam disso!







Lista de Material - ACAMPAMENTO DESBRAVADORES FORMIGA DE OURO

Fique atento na lista abaixo para não ficar na mão no acampamento!!

CONFIE SEMPRE NAQUILO QUE VOCÊ IRÁ LEVAR!!



O que devo levar? (INDIVIDUAL)

Ø       Mochila ou maleta;
- Bíblia;
- Barraca (Quem tiver);
- Prato de plástico e talheres; (Coloque nomes nos itens);
- Matula (biscoito, pão, etc.);
- Lanterna;
- Remédio (Pais, informe aos conselheiros sobre o uso de remédios);
- Caderno do clube, caneta, pasta de documentos e cartão de amigo;
- Celular (opcional); (A DIRETORIA NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS APARELHOS)
- PH;
- Repelente, há muito mosquito na região;
- Protetor Solar;
- óculos escuros (opcional);
- Colchonete, lençol e coberta;
- Casaco;
- 06 camisetas ou blusas + 01 camiseta velha (vai sujar de lama)
- 05 shorts + 01 short velho;
- 02 calças (uma das calças deve ser velha porque vai sujar de lama);
- Toalha;
- Tênis e chinelo;
- Roupas íntimas;
                - Itens de higiene pessoal (Sabonete, escova dental, pasta dental, etc.)

OBSERVAÇÃO: Cada desbravador é responsável por seus pertences, tendo a supervisão dos 
conselheiros e conselheiras.





O que minha unidade deve levar? (CONSELHEIROS)

-Grito de guerra;
- Facão;
- Banderim da unidade em uma haste;
- Matula para os que não levarem;
- Barraca para todos;
- Material para confeccionar um local de acampamento da unidade;
- Recipiente que passa ser usado como panela (PROIBIDO LEVAR PANELA)
- Uma massa pronta para bolo;
- 2 ovos crus para cada membro da unidade;

O que os instrutores devem levar?
- Facão
- Machado (apenas um leva);
- Sisal;